Aprender a Programar


 POR QUE APRENDER A PROGRAMAR? 


Dr. Mitchel Resnick

Doutor do grupo Lifelong Kindergarten do Laboratório de Mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) coordenou o desenvolvimento de uma linguagem de programação gratuita com o objetivo de estimular as crianças a desenvolverem essa "fluência" tecnológica:SCRATCH.

1. Desperta paixão por aprender 
"Quando aprendemos as coisas nas escolas, muitas vezes não sabemos a razão daquilo ou a utilidade daqueles conceitos, mas com a programação, podemos ver a sua aplicação prática."
Programaé uma maneira de conectar os interesses e as paixões dos estudantes com a aprendizagem, pois o aluno que trabalha com um projeto significativo para ele, desejará aprender cada vez mais sobre o assunto.


2. Ensina a trabalhar coletivamente 
"As crianças aprendem a trabalhar de maneira colaborativa, a trabalhar a partir da contribuição dos outros. Isso é uma habilidade essencial para a sociedade do século 21."
Todos os trabalhos feitos com o Scratch ficam disponíveis na plataforma online. Ao compartilhar suas criações na comunidade, os alunos se expõem para receber feedbacks, conselhos e sugestões de outras pessoas. Além disso, podem se inspirar no trabalho de outros e aprender novas estratégias para resolver seus problemas. 



3. Ajuda a encontrar a solução de problemas 
"Isso é uma habilidade importante para programar, mas também para diferentes situações da vida."
A intencionalidade de um programa é conseguir a ajuda de um computador para resolver determinado problema. Para conseguir isso, o programador precisa decompor e ordenar cada etapa da tarefa desejada em algoritmos, ou seja, instruções escritas por meio de códigos que serão lidas pela máquina. 
Como o computador não é inteligente e ainda não é capaz de deduzir intenções, ele executa quase que literalmente os comandos escritos, por isso o programador deve ser capaz de escrever códigos que não sejam ambíguos. Isso exige pensar como uma máquina, de maneira lógica e sistemática. 


4. Ensina a persistir 
 "Programar ensina a importância da perseverança, de continuar, mesmo frente a frustração."
O erro é muito bem-vindo no processo de programação. Pensar sobre o erro é qualificar a aprendizagem. As crianças aprendem a continuar a trabalhar, mesmo que as coisas deem errado, aprendem a experimentar, a testar e a fazer ajustes e revisões ao longo do trabalho.


5. Desperta para o mundo 
 "Muitas vezes, o foco em ensinar programação para crianças é fazer com que elas aprendam conceitos de programação para conseguir empregos ou uma carreira,
mas para nós, o mais importante é que as crianças poderem, participem ativamente da sociedade,
vendo a si mesmas como seres capazes de criar."
Em propostas que envolvam programação as crianças se veem como designers, com capacidade de criar coisas novas, e passam a olhar o mundo de maneira crítica. Quando começam a programar, elas ganham um olhar questionador, passam a perguntar como as coisas funcionam e como podem alterá-las.


6. Estimula a criatividade 
"Não há coisa mais importante na sociedade de hoje do que a habilidade de pensar criativamente."
A programação como um todo, permite que todos possam criar, experimentar e explorar projetos próprios com ajuda da tecnologia. É imprescindível vivenciarmos situações onde as crianças possam se expressar, além da resolução de problemas e exercícios preestabelecidos, precisamos permitir que elas criem suas próprias histórias e projetos.



CONHECENDO ALGUMAS INCIATIVAS
QUE PROMOVEM O ENSINO DA PROGRAMAÇÃO








#Formador responsável: Daniela Bortolon da Silva (Programação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário