MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
Roteiro
A MVID é sinônimo de dois
binômios: educação/expressão e processo/produto. É
incentivo e valorização do professor do aluno, da escola.
1. Mostrar exemplos de produções. Comparando como foi escrito o projeto no ato da inscrição, com a peça comunicativa de apresentação. E o que foi feito no processo (observar como muitas vezes o processo é mais rico do que a forma como foi mostrado).
Comparar os blogs indicados. Captar
as impressões dos estagiários.
Estar atento para a
escrita do professor. Tanto o que a
autora de um, quanto a autora do outro texto escrevem sobre a realidade
que impulsionam, que fazem acontecer. Analisar como pode uma escrita ser
mais ou ser menos reveladora do processo.
Qualidade da apresentação –
vídeo ou outra tipificação. Há casos em que a apresentação expressa bem pouco
sobre a qualidade do que é produzido realmente. (O processo na escola).
2. Propor para análise:
- Um vídeo comprometido, por ser longo. Este é um caso de não conhecer a linguagem de vídeo.
- Um vídeo bem feito (“time” bom, ritmo, música – no caso de escolas é mais importante a qualidade da composição do que da captação-filmagem (é plausível a escola não possuir equipamentos que são muito caros, e em geral alugados).
3. Possibilidades de
produção para contribuir no trabalho:
Nos anos iniciais o trabalho com aúdio rende muito. Gravar vozes e cantos dos alunos. É muito bom compor voz das crianças com fotografias feitas por elas ou delas, sobre elas.
- O que esperar e/ou o que orientar enquanto estagiário do LABIN:
- fotografia> Fotografar o quê? (escolha dos alunos).
- Roda de conversa com alunos sobre enquadramento, com o auxílio de TV ou datashow no ato.
Depois proporcionar aos aluno o exercício do enquadramento:
§ Ensinar a segurar e a "mirar" com a
máquina - verbalizando: "fulano você, escolheu, fotografar
isto!! que bom!! ou "Agora e sua vez! no que você escolheu
clicar?
§ O
que fazer após o clique: Exibir a todos em datashow, reforçar a percepção,
compartilhar na escola com outros colegas ou com os pais.
§
Proporcionar aos alunos roda de conversa sobre o que será fotografado.
§ Ter
consciência das habilidades trabalháveis: socialização, aguçar o sentido de
percepção comparando o que foi fotografado (o objeto real) o que ficou no
quadro (na fotografia) ou como ficou.
§
Aguçar através de roda de conversa sentido espacial através da
fotografia, etc.
§
Aproveitar a fotografia para temáticas sobre: escovar os dentes, pedir
licença, brincar, guardar, brinquedos, escrever, etc. Depois rever em conjunto,
em datashow ou numa TV, estas fotografias em roda de conversa.
Muitos ou softwares educacionais:
instalados e em sites, enriquecem e muito as possibilidades em processos que
resultam produção na sala de aula que podem ser aproveitados na Mostra.
Autoria infantil, pré-adolescente
e adolescente. É importante construir espaço para o aluno construir peças de
comunicação que revelam suas concepções pode ser publicada em blogs das turmas,
da escola e na Revista Ágora Teen e também participar na Mostra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário