MVID

#Formadores responsáveis: Jesualdo Freitas

MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL

Roteiro

A MVID é sinônimo de dois binômios: educação/expressão e processo/produto. É incentivo e valorização do professor do aluno, da escola.


1. Mostrar exemplos de produções. Comparando como foi escrito o projeto no ato da inscrição, com a peça comunicativa de apresentação.  E o que foi feito no processo (observar como muitas vezes o processo é mais rico do que a forma como foi mostrado).

Comparar os blogs indicados.  Captar as impressões dos estagiários.
Estar atento para a escrita do professor. Tanto o que a autora de um, quanto a autora do outro texto escrevem  sobre a realidade que impulsionam, que fazem acontecer.  Analisar como pode uma escrita ser mais ou ser menos reveladora do processo.
Qualidade da apresentação – vídeo ou outra tipificação. Há casos em que a apresentação expressa bem pouco sobre a qualidade do que é produzido realmente. (O processo na escola).

2. Propor para análise:


  • Um vídeo comprometido, por ser longo. Este é um caso de não conhecer a linguagem de vídeo.
  • Um vídeo bem feito (“time” bom, ritmo, música – no caso de escolas é mais importante a qualidade da composição do que da captação-filmagem (é plausível a escola não possuir equipamentos que são muito caros, e em geral alugados).

 3. Possibilidades de produção para contribuir no trabalho: 

Nos anos iniciais o trabalho com aúdio rende muito. Gravar vozes e cantos dos alunos. É muito bom compor voz das crianças com fotografias feitas por elas ou delas, sobre elas.


  • O que esperar e/ou o que orientar enquanto estagiário do LABIN:
  • fotografia> Fotografar o quê? (escolha dos alunos). 
  • Roda de conversa com alunos sobre enquadramento, com o auxílio de TV ou datashow no ato. 

Depois proporcionar aos aluno o exercício do enquadramento:

§  Ensinar a segurar e a "mirar" com a máquina - verbalizando: "fulano você, escolheu, fotografar isto!! que bom!! ou  "Agora e sua vez! no que você escolheu clicar?
§  O que fazer após o clique: Exibir a todos em datashow, reforçar a percepção, compartilhar na escola com outros colegas ou com os pais.
§  Proporcionar aos alunos roda de conversa sobre o que será fotografado.
§ Ter consciência das habilidades trabalháveis: socialização, aguçar o sentido de percepção comparando o que foi fotografado (o objeto real) o que ficou no quadro (na fotografia) ou como ficou.
§  Aguçar através de roda de conversa sentido espacial através da fotografia, etc.
§  Aproveitar a fotografia para temáticas sobre: escovar os dentes, pedir licença, brincar, guardar, brinquedos, escrever, etc. Depois rever em conjunto, em datashow ou numa TV, estas fotografias em roda de conversa.


Muitos ou softwares educacionais: instalados e em sites, enriquecem e muito as possibilidades em processos que resultam produção na sala de aula que podem ser aproveitados na Mostra.

Autoria infantil, pré-adolescente e adolescente. É importante construir espaço para o aluno construir peças de comunicação que revelam suas concepções pode ser publicada em blogs das turmas, da escola e na Revista Ágora Teen e também participar na Mostra.





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