EAD

#Formadores Responsáveis - Jacqueline Aguiar / Daniela Bortolon da Silva

Primeiro Bloco de Atividades

ATIVIDADES

1-> Acessa a apresentação que traz mais informações sobre o Edmodo e depois preenche os teus dados pessoais e insere uma foto no teu Perfil.  Para realizar a tarefa acessa, na guia superior, na seta a direita: “Accounts” e “Configurações” para fazer todas as modificações necessárias.



2> A tua segunda tarefa será te apresentar para o grupo. Clicando em "Anotação" e compartilhando com todos os colegas, destaca alguns aspectos da tua vida pessoal e profissional. Interaja com as postagens dos demais colegas. Comente, estabeleça diálogo.

3-> Agora, vamos estudar o Perfil do aluno virtual?
                          Para começar, assiste o vídeo:

Após, volta ao ambiente e responde a enquete criada sobre  o perfil de aluno que tu recebeste no teste.

Após o nosso primeiro momento de interação no ambiente virtual ocorrido em 09/01/15, as atividades propostas eram:

#Preenchimento de  Perfil
#Apresentação pessoal através da guia "Anotação"
#Bloco de estudo sobre o Perfil do aluno virtual (Resposta à enquete)

Em contextos virtuais o papel do aluno (e também do professor) é ressignificado, pois o foco não está na transmissão de informações e sim na construção de conhecimentos propiciada por meio do diálogo, de interação e troca de experiências, resultando na criação de ambientes colaborativos de aprendizagem.

A realização da enquete sobre o perfil do aluno virtual nos indicou que a maioria (94,12%) de vocês está alinhado com a proposta da EAD e que possui perfil para estudar em ambientes on-line. Veja o gráfico do ambiente:



#Postagem do e-mail criado
#Criação de um Avatar

A atividade para criar um avatar fazia referência ao perfil preenchido e também convidava cada estagiário a pensar em possibilidades que estimulem processos de aprendizagem para os alunos. Clique na imagem e veja os avatares criados:





#Postagem de Reflexão acerca da criação do avatar.

Vamos pensar juntos...
Para que serve criar um avatar?
Como essa atividade pode auxiliar ou despertar processos de aprendizagem ?

Muitos de vocês já responderam a estas questões, inclusive apontando as fragilidades e os pontos positivos do recurso. Achamos importante destacar algumas ideias que foram apontadas:

*Conhecer uma nova ferramenta;
*Estimula a interação entre os alunos e entre alunos e professores através de um recurso diferente, animado;
*Com o avatar pode-se trabalhar com a questão da identidade: buscar produzir um personagem o mais parecido possível com você, identificando características pessoais, particularidades pessoais, etc...
*Pode-se trabalhar com os diferentes idiomas;
*Pode-se ampliar a fluência digital dos alunos em utilizar um recurso on-line;
*Ampliação e estímulo à criatividade, com vistas à criação de personagens;
*Possibilidade de trabalhar com os atravessamentos sociais que a internet pode oferecer: ganhos, perdas, perigos, etc...




Nenhum comentário:

Postar um comentário