Tecnologias Acessíveis

#Formador responsável: Jacqueline Aguiar


TECNOLOGIAS E ACESSIBILIDADE

1º Momento -  Acolhida e apresentação do tema do dia: Tecnologias Assistivas ou Acessíveis

O QUE SÃO TECNOLOGIAS ASSISTIVAS?

São as ajudas técnicas disponíveis tanto em hardware como em software, as quais potencializam o acesso das pessoas com Necessidades Educacionais Especiais-PNEEs ao contexto educacional e social, numa perspectiva mais inclusiva.

A Educação Especial tem agora novas perspectivas de abordar a diversidade humana e “descobrir” todos que historicamente foram excluídos, escondidos, discriminados, encobertos pelas mais diferentes sociedades no continuum das épocas.

No Brasil, vários termos tem sido adotados para denominar os novos artefatos tecnológicos, que visam potencializar as capacidades das pessoas com qualquer tipo de “deficiência”, entre os quais, Tecnologia Adaptativa ou Tecnologia Assistiva.

AJUDAS TÉCNICAS, O QUÊ E PARA QUÊ?

Conjunto de recursos que, de alguma maneira, contribuem para proporcionar às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) maior independência, qualidade de vida e inclusão na vida social, através do suplemento (prótese), manutenção ou devolução de suas capacidades funcionais: desde uma simples bengala, um par de óculos, cadeiras de roda, até complexos sistemas computadorizados que permitem o controle do ambiente ou a própria expressão e comunicação do indivíduo.

Excertos baseados do artigo:

HOGETOP, L e SANTAROSA, L.M.C, Tecnologias Adaptiva/Assistiva Informáticas na Educação Especial: viabilizando a acessibilidade ao potencial individual. Revista de Informática na Educação: Teoria, Prática – PGIE/UFRGS.

TERMINOLOGIA – PNE / PNEE / PD (Pessoa com deficiência) ?

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela Assembléia da ONU em 2006, assinada pelo Brasil e outros cerca de 80 países em 2007 e ratificada em 2008 pelo Congresso Nacional, foi criada por governos, instituições civis e pessoas com deficiência de todo o mundo e acabou por oficializar o termo "pessoas com deficiência" em seu próprio título, além de o reafirmar em todos os seus artigos.

Excerto baseado em:


Leia mais sobre o assunto em:


2º Momento - Técnica de grupo – sensibilização sobre o tema.


3º Momento - Acessibilidade na web.



4º - Momento – Partindo para a atuação prática:

#É preciso reconhecer as necessidades de cada usuário Portador de deficiência e assim pensar quais tecnologias acessíveis ou assistivas poderão oferecer a ajuda necessária.

·        DV (Visual)
·        DA (Auditiva)
·        DM – (Incapacidade motora)
·        DI (Intelectual)


DM
Teclado Virtual / kvkbd

Dasher

DV
Lente de Aumento / Kmag

DosVox / Linvox

NVDA / ORCA

DA
Libras Online
Prodeaf / Handtalk
DI
Prancha Livre de Comunicação
PEC’s




REFERÊNCIAS  BIBLIOGRÁFICAS


BRASIL/PROJETO DE LEI 4767/98 Disponível em: www.mbonline.com.br/cedipod/pl4767.htm. Acesso em: 25 mai 2000.


LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34 Ltda. 1999.



Galeria de Fotos



















Nenhum comentário:

Postar um comentário